Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
imagem sem descrição.


Sobre

O Alistamento Militar, uma das etapas do Serviço Militar Inicial, é o ato em que todo cidadão brasileiro, do sexo masculino, no ano em que completar 18 anos, se inscreve para concorrer à seleção para o serviço militar na Marinha, Exército ou Aeronáutica.

De acordo com o Plano Geral de Convocação (PGC) do Ministério da Defesa (MD), o alistamento é realizado durante o período de 1º de janeiro até 30 de junho, acessando o site alistamento.eb.mil.br ou comparecendo à Junta de Serviço Militar mais próxima da sua residência. Caso perca o prazo, o cidadão deve comparecer à Junta de Serviço Militar para regularizar sua situação.

Com o alistamento concluído, o jovem poderá ser selecionado para realizar o Serviço Militar Inicial. O objetivo deste serviço é o provimento de recursos humanos para o desempenho das atividades específicas das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), essenciais para a garantia e defesa da soberania nacional.

O Serviço Militar Inicial é dividido em 5 (cinco) etapas, de acordo  com o Plano Geral de Convocação (PGC) do Ministério da Defesa (MD), o alistamento é realizado durante o período de 1º de janeiro até 30 de junho. (leia mais)

 

 

 

 

Saiba mais:

Serviço Militar Obrigatório: Alistamento, Seleção Geral, Seleção Complementar e Incorporação (SMO)
Tiro-de-Guerra
PRM – Posto de Recrutamento e Mobilização

Fim do conteúdo da página