Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Etapas
Início do conteúdo da página
imagem sem descrição.

O Serviço Militar Inicial é dividido em 5 (cinco) etapas, de acordo  com o Plano Geral de Convocação (PGC) do Ministério da Defesa (MD), o alistamento é realizado durante o período de 1º de janeiro até 30 de junho.

Para o alistamento do ano de 2021, o calendário proposto é:


1ª Alistamento

1º de Janeiro a 30 de Junho de 2021

Acessando o site alistamento.eb.mil.br ou comparecendo na Junta de Serviço Militar mais próxima de sua residência. Caso esteja residindo no Exterior, deverá procurar os consulados ou as Embaixadas do Brasil.


2ª Seleção Geral

2 de Agosto a 5 de Novembro de 2021

Nesta etapa, os jovens selecionados realizam exames médicos, testes de aptidão e entrevistas.

Para saber se foi selecionado, a data para o comparecimento à Comissão de Seleção e o local de apresentação devem ser consultados no site alistamento.eb.mil.br.


3ª Designação

14 de Dezembro a 15 de Janeiro de 2021

Etapa onde o jovem será designado para se apresentar em uma organização militar, atendendo as necessidades das Forças Armadas.

4ª Seleção Complementar

17 de Janeiro a 28 de Fevereiro de 2022

Já na Organização Militar designada, o jovem, nesta etapa, fará novos exames e entrevistas para que, dentro de suas aptidões pessoais e dos critérios estabelecidos, sejam escolhidos os cidadãos que irão servir.

 
5ª Incorporação

Etapa final. O jovem é incluído em uma Organização Militar da Ativa das Forças Armadas. Os primeiros dias destinam-se a familiarizar o recruta com a rotina e as praticas comuns ao ambiente militar.

Nesse período, o jovem inicia a prática controlada de atividades físicas; adquire noções de hierarquia, disciplina e civismo; habitua-se aos horários e, sobretudo, começa a desenvolver um sadio espírito de camaradagem, essencial ao trabalho em equipe, típico da vida nos quartéis.

Ao longo do ano, prosseguem as atividades inerentes a cada Força armada na prestação do Serviço Militar.

De 1º de janeiro a 30 de junho, acessando o site alistamento.eb.mil.br ou comparecendo na Junta de Serviço Militar mais próxima de sua residência. Caso esteja residindo no Exterior, deverá procurar os consulados ou as Embaixadas do Brasil.


 



Saiba mais:

 

Fim do conteúdo da página