
O serviço Militar Inicial é dividido em 5 (cinco) etapas:
1ª Alistamento
De 1º de janeiro a 30 de junho, acessando o site alistamento.eb.mil.br ou comparecendo na Junta de Serviço Militar mais próxima de sua residência. Caso esteja residindo no exterior, deverá procurar os Consulados ou as Embaixadas do Brasil.
2ª Seleção Geral
De agosto a novembro. Nesta etapa, os jovens selecionados realizam exames médicos, testes de aptidão e entrevistas.
Para saber se foi selecionado, a data para o comparecimento à Comissão de Seleção e o local de apresentação devem ser consultados no site alistamento.eb.mil.br.
3ª Designação
Etapa em que o jovem será designado para se apresentar em uma organização militar, atendendo às necessidades das Forças Armadas.
4ª Seleção Complementar
Já na Organização Militar designada, o jovem, nesta etapa, fará novos exames e entrevistas para que, dentro de suas aptidões pessoais e dos critérios estabelecidos, sejam escolhidos os cidadãos que irão servir.
5ª Incorporação
Etapa final. O jovem é incluído em uma Organização Militar da Ativa das Forças Armadas. Os primeiros dias destinam-se a familiarizar o recruta com a rotina e as práticas comuns ao ambiente militar.
Nesse período, o jovem inicia a prática controlada de atividades físicas. Adquire noções de hierarquia, disciplina e civismo. Habitua-se aos horários e, sobretudo, começa a desenvolver um sadio espírito de camaradagem, essencial ao trabalho em equipe, típico da vida nos quartéis.
Ao longo do ano, prosseguem as atividades inerentes a cada Força Armada na prestação do Serviço Militar.
SAIBA MAIS
- Lei de Serviço Militar
- Regulamento da Lei do Serviço Militar
- Plano Geral de Convocação para o Serviço Militar Inicial nas Forças Armadas em 2022
Redes Sociais