Tiro de Guerra
O Tiro de Guerra (TG) é um órgão de formação da reserva do Exército Brasileiro, encarregado de preparar cidadãos para compor a reserva mobilizável. Os TG estão localizados em cidades que não possuem unidades militares, permitindo assim que jovens que completam 18 anos prestem o serviço militar obrigatório sem precisar se deslocar para outras localidades. Os jovens que servem nos TG são denominados “Atiradores”.
O que fazer para se tornar um Atirador?
É necessário residir em uma localidade com um Tiro de Guerra e realizar o alistamento militar, que pode ser feito acessando o site https://alistamento.eb.mil.br/ ou comparecendo à Junta de Serviço Militar mais próxima da residência.
Os Atiradores recebem instrução militar em horários diferenciados, podendo conciliar o serviço militar com trabalho e/ou estudos. Durante um período de 10 meses, o Atirador participa de atividades específicas das Forças Armadas, como treinamento físico militar, marchas, acampamentos, instruções de armamento e tiro, camuflagem, primeiros socorros, prevenção e combate a incêndios, entre outras.
Além disso, os Atiradores participam de diversas atividades cívico-sociais em suas comunidades, como campanhas de vacinação e recolhimento e doação de agasalhos.
Em resumo, além de possibilitar a prestação do Serviço Militar Inicial, o Tiro de Guerra promove a difusão do civismo, da cidadania e do patriotismo entre os Atiradores, formando cidadãos conscientes de seus deveres para com a pátria.
Atualizado em 04/09/2024, ST Dos Reis.
SAIBA MAIS
- Saiba como funciona um Tiro de Guerra (Vídeo)
- Onde estão localizados os Tiros de Guerra?
- PRM – Posto de Recrutamento e Mobilização
Redes Sociais