Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Exercício de Apresentação da Reserva
Início do conteúdo da página
imagem sem descrição.

    Durante os 5 (cinco) anos seguintes ao licenciamento, todos os Oficiais e Praças da Reserva e reservistas devem realizar o Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR).

   O EXAR tem como principais finalidades: praticar o mecanismo de convocação; avaliar a eficiência do Sistema de Mobilização; atualizar dados; cultivar o espírito cívico dos integrantes da Reserva; e consolidar os laços de solidariedade e camaradagem entre o pessoal da Ativa e da Reserva.

   Atualmente, o EXAR pode ser realizado pela Internet através do endereço eletrônico exarnet.eb.mil.br ou na Organização Militar (OM) em que estiver vinculado ou na mais próxima de onde reside.

   A apresentação no EXAR deverá ser realizada no período de 9 a 16 de dezembro (presencial) ou (EXARNET) pelos integrantes da Reserva do Exército Brasileiro que tenham se afastado do serviço ativo e se enquadrem nos seguintes universos:

  • oficiais e praças de carreira transferidos para a reserva remunerada;
  • oficiais demitidos do serviço ativo, sem perda do posto e patente;
  • oficiais e praças temporários licenciados;
  • aspirantes a oficial e oficiais da reserva não remunerada concludentes de cursos realizados em Órgãos de Formação da Reserva (CPOR/NPOR);
  • portadores de Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), que tenham sido classificados em “Situação Especial“; e
  • praças reservistas de 1ª e 2ª Categorias licenciados.

   Caso o cidadão não faça a apresentação no período regular, a mesma pode ser realizada em qualquer época do ano. Neste caso, será cobrada uma multa federal.



SAIBA MAIS 

   
Certificados

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página