Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Identidade
Início do conteúdo da página
imagem sem descrição.

O Serviço de Identificação do Exército (SIEx):

   O Serviço de Identificação do Exército foi criado pela Lei nº 3.089, de 8 JAN 1916 , e instituiu a obrigatoriedade da identidade para todos os oficiais e praças do Exército. Atualmente, o Serviço de Identificação do Exército realiza a identificação dos militares (da ativa e não ativos), seus dependentes e pensionistas.

Organização do SIEx:

   O SIEx está organizado em:

- 12 Gabinetes de Identificação Regional (GIR), localizados nas cidades sedes dos Comandos das Regiões Militares;

- 82 Postos de Identificação de Guarnição (P Idt Gu) distribuídos por Organizações Militares situados em diversos municípios por todo o território nacional.

- 30 Postos de Atendimento de Identificação, com funcionamento nos Serviços de Inativos e Pensionistas (SIP) e Orgãos Pagadores de Inativos e Pensionistas (OPIP).

 

Tipos de documentos de Identificação:

   A Carteira de Identidade Militar expedida pelo Exército é documento de identidade válido para todos os fins legais de identificação pessoal e funcional, obrigatória para todos os militares de carreira, ativos e não-ativos e para os militares temporários enquanto estiverem na ativa.

    O Cartão Militar de Identificação é documento probatório, obrigatório para dependentes e  pensionistas de militares, sendo facultativo para  oficiais da reserva não remunerada, válido como documento de identificação nas relações com a administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

 

Cartão Militar de Identificação


 
   O Cartão do Serviço Militar Inicial expedido pelo Exército destina-se à identificação dos soldados que estiverem prestando o serviço militar inicial, válido nas suas relações institucionais no âmbito do Exército.

Cartão do Serviço Militar Inicial

 

Oficial R/2:

   O oficial da reserva não remunerada (R/2) poderá solicitar o cartão militar de identificação, de acordo com o Decreto nº 8.518/2015.

 

Validade no Mercosul:

   Os documentos de identificação militar têm fé pública e validade em todo o território nacional, mas não podem ser utilizados como substitutos de passaporte que permitam o livre trânsito de pessoas ao território dos Estados Partes do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) e Estados Associados, por não constarem na listagem do Acordo sobre Documentos de Viagem firmados.

 

Como fazer a sua identidade:

   A legislação em vigor sobre a identificação de pessoal de interesse do Exército encontra-se disponível aqui






SAIBA MAIS 

   - Como solicitar sua identidade militar (Vídeo)

registrado em:
Fim do conteúdo da página