117 anos da Diretoria de Serviço Militar

Brasília (DF) – No dia 5 de setembro, em comemoração aos 117 anos de criação da Diretoria de Serviço Militar, realizou-se a tradicional prova de tiro Olavo Bilac, na modalidade de Pistola de Combate, com o objetivo de preservar a tradição desta que é uma atividade tipicamente militar e também relembrar as origens da diretoria.
A DSM tem suas raízes em 5 de setembro de 1906, com a criação da Confederação do Tiro Brasileiro, formada pelas Sociedades Nacionais de Tiro-de-Guerra. Dez anos depois, em 1916, ocorreu o evento que marcou o início do serviço militar obrigatório, quando Alberto Garcia de Maltas foi sorteado em uma urna, durante solenidade aberta ao público, na cidade do Rio de Janeiro.
Desde então, a Diretoria de Serviço Militar seguiu sua trajetória, passando pelo alistamento presencial, evoluindo para o online e que, hoje, comporta cerca de um milhão e meio de jovens alistados anualmente. Além disso, recebeu as missões de controle de militares temporários e de confecção das identidades militares para toda a família militar.
A DSM se mantém firme nas determinações e nos desafios propostos pelo DGP, que tem no "Pessoal" o seu maior propósito. Prossegue inspirada no exemplo do patrono do Serviço Militar, Olavo Bilac, entusiasta que empreendeu campanha cívica para conscientizar a todos da necessidade do serviço militar obrigatório e que sempre destacava o quartel como uma escola de civismo. Em sua célebre frase, simbolizava seu pensamento:
"O Serviço Militar é o triunfo completo da democracia, nivelamento das classes, a escola da ordem, da disciplina, da coesão, o laboratório da dignidade e o patriotismo."
Redes Sociais